Eu e o Feminismo

Não sei se esse é um texto difícil ou fácil de escrever. Porque quando penso em feminismo me vem tanta coisa em mente, tantas ideias, que logo se torna mais que um texto, dá vontade de fazer um livro sobre o assunto (vai que um dia eu faça mesmo). Mas o que mais  eu acho legal sobre fazer esse texto, é que o fato de ser um assunto que me sinto super à vontade pra falar,escrever,conversar entre amigos,etc.
Lembro de tantas coisas que já ouvi e sempre me questionei: “ Fecha as pernas e senta como uma moça”, “ Pare,que isso é brincadeira de menino”, “ É feio mulher falar palavrão,menina vou lavar sua boca com sabão”, “ Essas banda de menininha, muito gay”... Tá bom, já chega né? Tá feio. Todas essas frases, ofensivas e repressoras  que ouvi, me foram proferidas não porque eu estava fazendo algo de errado ou, ofendendo alguém. Mas sim porque sou mulher.E eu não sou a única.Infelizmente.
Eu não sabia o que era feminismo direito,pra mim, era só uma palavra. Não me ensinaram na escola.Nem em casa. Nem na igreja. Só me ensinaram a ser uma boa menina,que faz coisas de menina,que age como uma menina,que pensa como uma menina e que tem que usar coisas de menina e blá-blá-blá. Lembro que já fui muito repreendida por deixar de fazer alguma dessas coisas.
Mas daí eu cresci, e continuei ouvindo essas coisas. E chegou um momento que eu tive que gritar: Porra,deixa que fazer o que quiser.Posso ser do meu jeito?! Obrigada.De nada. Chama a segurança e tira esse machismo daqui,que tá incomodando muita gente.
As conversas entre amigas foram se tornando cada vez mais frequentes e volta e meia alguém falava em feminismo, as opiniões se entrosavam e faziam mais sentido, e eu pensava: Realmente,faz sentido. Por que não discordar? Por que ficar calada? Essa mina pensa igual à mim. Peraí, então eu sou feminista e não sabia?!
Bem assim mesmo. Temos guardados dentro de nós, um monte de pensamentos e ideias que nos parecem bobas ou até sem sentido,mas quando a sua percepção  de vida/mundo/ pessoas muda, você acaba se conhecendo melhor e descobrindo  a si mesmo. Pelo menos comigo funcionou.

A partir do momento que passei a ler e conhecer sobre feminismo, passei não só a me ver de uma outra forma,mas me despi de muitos preconceitos e opiniões fúteis. Passei a respeitar mais as pessoas e me livrar de certos julgamentos,que não cabiam a mim. Sim o feminismo liberta. E é exatamento isso que tenho experimentado, o gosto bom de viver e conhecer  minha liberdade.


Nenhum comentário :

Postar um comentário